Conheça as belezas de El Calafate, na Patagônia argentina

Localizado na Patagônia argentina, El Calafate é considerada a capital nacional dos glaciares. A região cheia de atrativos inusitados é ideal para amantes de aventuras e mochileiros que curtem destinos fora do comum.

El Calafate é a cidade mais próxima, cerca de 80 km ao sudoeste da província de Santa Cruz, onde está o Parque Nacional Los Glaciares, que conta com uma área de 726.927 hectares e foi criado para preservar a gigantesca quantidade de gelo continental e geleiras e a floresta Andino-Patagônico Sul. Além disso, é o maior do Sistema Nacional de Áreas Protegidas Argentinas.

A atração mais procurada é o glaciar de Perito Moreno. O gigante de gelo encanta não somente pelo tamanho surpreendente, mas também por desafiar totalmente o aquecimento global. Diferente de outros glaciares que infelizmente estão desgelando e desaparecendo aos poucos, Perito Moreno cresce cada vez mais, o que faz dela uma das poucas geleiras estáveis no mundo.

Existem várias atividades para fazer em torno de Perito Moreno e três formas de conhecê-lo de ângulos diferentes. A primeira é no mirante, onde as pessoas se juntam nas passarelas e tiram muitas fotos do gigante de gelo. Outra alternativa é o passeio de barco, onde o visitante pode ficar bem pertinho da geleira e vê-la de baixo para cima.

E para aqueles que querem mais aventura, existe a caminhada sobre o glaciar. São duas opções de passeio: o Mini Trekking, onde os visitantes podem fazer uma caminhada pela geleira por 1h30, e o Big Ice, que tem um tempo maior de duração no gelo. Todos esses passeios são oferecidos através de pacotes pela agência Brasileiros em Ushuaia.

O passeio Rios de Hielo é outra atração surpreendente em El Calafate. Embarque em uma aventura para descobrir outros glaciares tão incríveis quanto Perito Moreno, como Upsala, Spegazzini e Seco, o mais alto dos glaciares. Além disso, é possível aprender um pouco sobre a glaciologia local, geologia, fauna e flora em um passeio bonito e cheio de aprendizagem.

Foto por iStock / Gabriela Cardoso

O Lago Argentino, maior do país, merece destaque especial. Sua cor azul esmeralda tem influência das geleiras derretidas, que ajudam a compor o visual magnífico. A Brasileiros em Ushuaia dispõe de passeios em catamarãs que saem de um porto privado. O roteiro segue em direção ao Glaciar Upsala, e no caminho é possível ver as belezas da Punta Avellaneda e a Boca del Diablo, parte mais estreita do lago, onde os blocos de gelo ficam acumulados.

Há ainda uma excursão com enfoque antropológico para quem curte história. O roteiro inclui passeio de 4×4 na costa do lago, com guias que explicarão a formação da paisagem da fauna e da flora da região. De lá, a próxima parada é em Acantilado Punta Bonita, melhor lugar para obter uma vista panorâmica da cidade e seu entorno.

Ainda há visita a um sítio arqueológico para conhecer pinturas rupestres nas rochas e as técnicas utilizadas para pintá-las. E para finalizar com um almoço ou jantar, saboreando a deliciosa comida patagônica em uma caverna.

Sobre a Brasileiros em Ushuaia

A agência Brasileiros em Ushuaia é a empresa especialista em roteiros pelo Fim do Mundo e pela Patagônia argentina. Além de já ter atendido ao longo de seus cinco anos de operação mais de 100 mil turistas, em sua maioria brasileiros, tem uma equipe composta de profissionais que estão aptas a atender qualquer demanda dos visitantes.

Mais informações em: www.brasileirosemushuaia.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / marktucan