O setor é um dos principais nichos da companhia. Durante os dois anos de pandemia de Covid-19 no Brasil, o agronegócio representou 58% das vendas de aeronaves a pistão e turbo-hélices
A TAM Aviação Executiva, representante de vendas exclusiva no Brasil da Beechcraft, Cessna, Bell e FlightSafety, marca presença pela 14ª vez no maior evento de agronegócio do Brasil, a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), que acontece de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto, São Paulo.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 8,21% no ano passado ante 2020. Com isso, a participação do setor no PIB nacional foi de 27,4%, a maior desde 2004, quando registrou 27,53.
Esse avanço do setor de agronegócio no Brasil também influencia positivamente o mercado de venda de aeronaves. Mesmo com a pandemia de Covid-19 no país, nos últimos dois anos, esse segmento foi responsável por 58% das vendas de aeronaves a pistão e turbo-hélice da TAM AE.
Nosso país possui dimensões continentais e os voos comerciais não alcançam todo o Brasil, por isso, a procura por aeronaves executivas cresce a cada dia. O Brasil possui hoje, segundo dados da ANAC, 3.022 aeródromos e, até dezembro de 2021, apenas 106 deles eram atendidos pela aviação comercial, ou seja, apenas 3%.
“Cada vez mais, o setor de agronegócio utiliza aeronaves para incrementar suas operações, por isso, as vendas para o segmento crescem ano a ano. Assim, a Agrishow é, sem dúvida, a principal vitrine para o setor. É o momento em que colocamos os empresários e pilotos em contato direto com as suas possíveis novas ferramentas de trabalho”, explica Leonardo Fiuza, presidente da TAM Aviação Executiva. “O que faz dos modelos a pistão e turbo-hélices um sucesso para o segmento é o fato de possuírem, em comum, características essenciais ao agro: são econômicas, possuem a capacidade de transportar muita carga, são versáteis e decolam e pousam em pistas curtas e não preparadas, como as de terra, cascalho e grama, muito comuns em fazendas,” complementa.
Após três anos de ausência, a Agrishow, principal feira do calendário do setor, espera um público de mais de 150 mil pessoas em um espaço de 520 mil metros quadrados. A TAM AE estará no estande E22C e exibirá cinco aviões e um helicóptero, tanto no parque de exposições, quanto no aeroporto de Ribeirão Preto.
Na feira, estará à disposição o Grand Caravan Ex, uma das aeronaves mais tradicionais do mercado de aviação executiva e, sobretudo, do setor de agronegócio. O modelo é certificado em mais de 100 países e acumula mais de 24 milhões de horas de voo. Seu alcance é de até 1.689 km (912 NM), sendo possível voar de São Paulo a Cuiabá sem escala. Além disso, o modelo pode pousar em 99% de todas as pistas homologadas no Brasil. Na feira, também estará exposto o T206H Turbo Stationair HD, o maior monomotor da família Cessna, que também é muito utilizado pelo setor de agronegócio do país. Seu alcance de até 1.132 km (611 NM), faz de São Paulo a Campo Grande sem escala. Outro diferencial é o fato de poder operar em pistas curtas, com apenas 323 metros.
Já no aeroporto de Ribeirão Preto, estarão expostos para voos de demonstração três aviões e um helicóptero. São elas: T206H Turbo Stationair HD, Grand Caravan EX, King Air 260 e o Bell 505 Jet Ranger X.
Conheça os modelos apresentados:
Grand Caravan EX — Apresentado no Estande e no Aeroporto
O Grand Caravan EX é a versão top de linha do já consagrado Caravan. Sua cabine ampla permite a rápida reconfiguração, adaptando-se perfeitamente a qualquer necessidade, seja para o transporte de cargas, bagagens ou até 9 passageiros (mais tripulação). Além disso, o modelo oferece melhor performance de subida e maior velocidade de cruzeiro em relação ao seu antecessor, podendo chegar a 185 kts (343 km/h), atingir até 25 mil pés de altitude, com um alcance máximo de até 1.689 km (a 10.000 pés em cruzeiro econômico e 45 minutos de reserva).
Comprimento: 12,70 m
Altura: 4,70 m
Envergadura: 15,90 m
Assentos (piloto + passageiro): 1+9 ou 2+9
Peso total de bagagem: 640 kg
Velocidade Máxima de Cruzeiro: 185 kts (343 km/h)
Motorização: P&W PT6A-140
Preço: US$ 3,100,000 (FOB — sem impostos)
T206H Turbo Stationair HD — Apresentado no Estande e no Aeroporto
O modelo é um dos mais utilizados no setor agribusiness no Brasil, possui o maior espaço interno da linha de aeronaves a pistão da Cessna e um dos maiores da categoria, podendo transportar confortavelmente até 6 ocupantes. Sua cabine ampla pode ser facilmente reconfigurada, atendendo às mais variadas missões. Disponível também na versão utilitária, ampliando ainda mais a carga útil. Há ainda a opção de configuração anfíbia, para atuar em locais de grande potencial fluvial, como o Pantanal e a Amazônia.
Comprimento: 8,60 m
Altura: 2,80 m
Envergadura: 10,97 m
Assentos (piloto + passageiro): 1 + 5
Peso total de bagagem: 82 kg
Velocidade Máxima de Cruzeiro: 161 kts (298km/h)
Motorização: Lycoming TIO-540-AJ1A
Preço: US$ 835,000 (FOB sem impostos)
King Air 260 — Aeroporto de Ribeirão Preto
Aproximadamente 7.600 aeronaves King Air foram entregues desde 1964. Trata-se do maior sucesso de vendas de uma família de turbo-hélice no mundo. Sua frota mundial ultrapassou 62 milhões de horas de voo em seus 58 anos, cumprindo todas as suas missões. O Brasil, por sua vez, é o segundo maior mercado da linha King Air, atrás apenas dos Estados Unidos, com uma frota ativa de mais de 500 máquinas. A aeronave é uma escolha popular entre os clientes das grandes cidades que precisam se conectar com as fazendas ou fábricas em áreas remotas no interior do país ou para aqueles que fazem viagens internacionais ou locais durante seus períodos de férias.
Com capacidade para até nove pessoas, um alcance máximo de 1.720 milhas náuticas (3.185 km) e uma velocidade máxima de cruzeiro de 310 ktas (574km/h), a série Beechcraft King Air 200 é, há muito tempo, a aeronave preferida dos clientes em todo o mundo. As últimas atualizações oferecem ainda mais motivos para a escolha dessa aeronave.
Uma das principais evoluções do King Air 260 é o Autothrottle de série, gerenciando automaticamente a potência do motor desde a decolagem, fase de cruzeiro, descida e pouso, o que faz com que os pilotos tenham mais segurança durante o voo e uma carga de trabalho reduzida. Além disso, o sistema controla a potência ideal automaticamente, com monitoramento de parâmetros como rotação, torque e temperatura.
Outra atualização importante no cockpit é o novo sistema de pressurização digital, que ajusta automaticamente a pressão da cabine durante a subida e descida, reduzindo a carga de trabalho dos pilotos e aumentando o conforto geral do passageiro. Os indicadores do sistema foram integrados à suíte de aviônicos Collins Pro Line Fusion.
Comprimento: 13,40 m
Altura: 4,52 m
Envergadura: 17,65 m
Assentos (piloto + passageiro): 1+8 ou 2+7
Peso total de bagagem: 249 kg
Velocidade Máxima de Cruzeiro: 310 kts (574 km/h)
Motorização: (2) P&W PT6A-52
Preço: US$ 7,780,000 (FOB sem impostos)
Bell 505 Jet Ranger X
O Bell 505 é um dos modelos mais vendidos pela Bell no Brasil, possui tecnologia de ponta, é o único na categoria com aviônicos Garmin G1000H NXi, equipado com duas telas de LCD de 10,4 polegadas, além de motor Safran HE Arrius 2R, com sistema FADEC de duplo canal e intervalo de revisão geral de 3.000 horas ou 14.000 ciclos. O Bell 505 conta também com tecnologias exclusivas para seu segmento, como os sistemas antivibração Live e Frahm, que garantem maior conforto durante o voo, e o modelo de manutenção MSG-3, aumentando o intervalo entre as paradas para manutenção e reduzindo o tempo em solo.
Comprimento: 12,95 m
Altura: 3,10 m
Assentos (piloto + passageiro): 1+4
Velocidade Máxima de Cruzeiro: 125 ktas (232 km/h)
Motorização: Safran HE Arrius 2R
Preço: US$ 1,575,000 (FOB sem impostos)
*Os modelos em exposição ou em voos demonstração podem sofrer alteração sem prévio aviso.
Agrishow 2022
Data: 25 a 29 de abril
Horário: 8h às 18h
Local: Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste/Centro de Cana (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira Km 319 — Ribeirão Preto — SP) — Estande E22C